quarta-feira, 31 de março de 2010

Portento de evolução tecnológica e ambiental


É possível a um SUV de 300 cavalos gastar menos do que um utilitário? A resposta é Lexus


Quem o vê na estrada é levado a pensar: "Ali está mais um amigo das gasolineiras!". Puro engano. O novo Lexus RX 450h é tudo menos gastador ou poluente, rótulos quase sempre atribuídos a um SUV destas dimensões. Porém, apesar de dotado de um motor V6 de 3,5 litros, a gasolina, este Lexus consegue um consumo combinado de 6,3 l/100 km (no nosso teste registámos uns aceitáveis 7,9 l/100 km), que se traduz em emissões de CO2 de apenas 148 g/km.O segredo para tão bom desempenho ambiental está no aproveitamento altamente eficaz da tecnologia híbrida, factor de distinção da marca entre os modelos de luxo.
Ou seja, o RX 450h junta dois propulsores eléctricos ao motor de combustão, sendo que um deles, colocado na traseira, tem a missão de garantir tracção integral. Tal combinação, potenciada por uma caixa de variação contínua (E-CVT) de seis velocidades, origina uma potência global na ordem dos 300 cavalos. Todavia, dada a prestação voluntariosa dos motores eléctricos, na ajuda ao V6 durante as acelerações mais fortes, ou agindo por conta própria durante cerca de dois quilómetros e até uma velocidade de 40 ou 50 km/h, os consumos descem drasticamente.
De tal forma que, no teste efectuado pelo JR, foi possível realizar pequenos percursos sem gastar uma gota de gasolina.
É claro que é preciso paciência e uma dose de tolerância para as buzinadelas de quem vem atrás, mas já imaginou fazer toda a 2.ª Circular apenas com recurso à motorização eléctrica? Nós fizemos. A autonomia das baterias garante apenas 2 quilómetros, mas como a carga é reposta em descidas e nas travagens o objectivo é bem possível de atingir.
Para quem gosta de andar realmente mais depressa, o RX 450h também permite compromissos ambientalmente mais correctos, mercê de um sistema EV (accionado por um comando no volante) que gere a resposta dos motores e o ar condicionado a favor dos consumos.
Delinhas portentosas, o Lexus RX 450h oferece espaço interior em abundância e uma bagageira de 496 litros, extensíveis a 1570 com o rebatimento dos confortáveis bancos traseiros.
Perante um interior de grande qualidade e acabamentos de luxo, destaca-se uma espécie ‘joystick’ que funciona como um rato de computador e serve para gerir os vários sistemas tecnológicos e de informação a bordo.
Com um comportamento exemplar em estrada, as barras estabilizadoras activas, apresentadas como opção (2300 euros), reduzem a oscilação em curva e aumentam os níveis de conforto e segurança.
Por fim, falta falar do preço. Tendo em conta que o sistema híbrido permite uma poupança de 50% no ISV, este Lexus está disponível por cerca de 70 mil euros (75 200 na versão testada), o que o torna numa opção mais barata, face aos modelos tradicionais equipados (apenas) com motores Diesel.

Sem comentários:

Enviar um comentário