quinta-feira, 18 de março de 2010

Impróprio para cardíacos


Revivemos a ‘noite de Sintra’ do Rali de Portugal a bordo de um Abarth Grande Punto

5, 4, 3, 2, 1... Prego a fundo e lá vai disto! Por momentos, senti-me na pele do campeoníssimo Markku Alen, sem dúvida o mais aclamado dos pilotos que fizeram história no Rali de Portugal. Foi ele também que projectou a marca de competição do Grupo Fiat, através de prestações memoráveis a bordo do mítico 131 Abarth. Nos troços da serra de Sintra, já fora de horas, para evitar encontros inesperados, a bordo de um Abarth Grande Punto equipado com ‘Kit Essesse’, experimentámos a adrenalina de rolar nos limites, só permitidos a uma máquina com características de potência, segurança e muita estabilidade como esta. Accionada a tecla ‘Sport Boost’, os 180 cavalos do Abarth como que se revoltam, ao mesmo tempo que o controlo, a aderência e a rapidez de resposta da direcção adaptam-se sem receio ao serpentear de curvas e contra-curvas da mítica rampa da Lagoa Azul.
O piso molhado quase nos levou a desistir, mas no imaginário estavam milhares de espectadores a puxar por nós e a pedir mais. Mantivemo-nos por ali, estrada cima, estrada abaixo. A relação de confiança com o ESP, as suspensões especiais rebaixadas e comos Pirelli PZero (montados em jantes de 18’’) do Abarth acentuou-se e em cada volta os tempos desciam. O Abarth Grande Punto mostrava porque razão é considerado o pequeno desportivo (falamos neste caso daqueles cujo preço se situa na casa dos 22 mil euros,mais cinco mil para o ‘Kit Essesse’) mais rápido do mercado. Não acredita? Então registe: Com um motor 1.4, potência de 180 cv e binário máximo de 272 Nm, este Abarth faz dos zero aos 100 km/hemapenas 7,0 segundos e dos zero aos mil metros em apenas 27,8 segundos.
Quanto ao ‘kit’, permite dotar o Grande Punto com discos de travões perfurados, pastilhas de altas performances, filtro de ar especial preparado pela BMC, turbocompressor Garrett, novos injectores e dois terminais de escape cromados.
Oefeito émais do que estético, mas não deixa de saltar à vista. Por isso, quando paramos o Abarth, não faltam olhares curiosos.
Já agora, fique com um conselho útil: o Abarth é mesmo para quem tem unhas... Se pretende apenas mostrar que tem um ‘carro de corridas’, então há opções mais adequadas no mercado, entre as quais o próprio Fiat Grande Punto, a equipar com um ‘kit’ desportivo, mas com metade da potência.
Paulo Parracho

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