quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Está cada vez melhor





Caixa 7G-Tronic reforça virtudes do E250 CGI Cabrio

O Verão já lá vai, mas ao longo do ano não faltam dias aprazíveis em que apetece gozar os prazeres do sol. E é para quem gosta de belos passeios a céu aberto que se recomenda a opção por um modelo como o Mercedes-Benz E250 CGI Cabrio, um dos mais elegantes descapotáveis que circulam nas nossas estradas.
Agora dotada de caixa automática 7G-Tronic e de sistema Start/Stop, esta versão 250 CGI, com motor turbo 1.8, a gasolina, de injecção directa, 4 cilindros, 240 cv e binário máximo de 310 Nm, prima pelas prestações e por uma redução de consumos (a marca anuncia 6,6 l/100 km, mas no teste efectuado raramente baixámos da casa dos 9 l/100 km) e emissões (154 g/km). Aqui, o sistema que desliga e volta a ligar o motor em paragens mais prolongadas (nas restantes é necessário desactivá-lo), o alternador de controlo electrónico e a bomba de óleo de caudal variável têm papel determinante, justificando a sigla Blueefficiency.
De resto, esta motorização ganha vantagem face às homólogas Diesel pelo silêncio quase absoluto, maior suavidade e ausência de vibrações, com reflexos evidentes no conforto e no prazer de condução. O novo conversor de binário e a embraiagem de bloqueio com menor escorregamento, implementados recentemente nos Classe E, ajudam a tornar ainda mais eficaz e natural a relação motor/transmissão.

Lá dentro, o conforto e o nível de equipamento são os já habituais na Mercedes-Benz, ficando a nota negativa apenas para o espaço diminuto nos dois lugares traseiros.
A versão testada pelo JR não incluía o sistema opcional Aircap, um dispositivo que se ergue no topo do pára-brisas e é capaz de reduzir a turbulência e o efeito do vento no habitáculo, em especial quando se rola a mais de 100 km/h. Sem este extra, que inclui ainda um corta-vento na retaguarda, mais uma vez, são os passageiros traseiros que saem penalizados. Por isso, recomenda-se este ‘pack’ opcional (por apenas mais 1200 euros), que integra ainda um ventilador no encosto de cabeça para aquecer ou arrefecer o ambiente a bordo, mesmo com a capota aberta. Esta, é bom relembrar, é de lona, mas consegue absorver ruídos e variações de temperatura no exterior. Abre e fecha em 20 segundos com um simples toque num comando e pode ser operada com o carro em movimento, a uma velocidade máxima de 40 km/h.
Paulo Parracho

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