quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lugares para toda a equipa




Fiat Dobló 1.6 Multijet: O monovolume de sete lugares mais barato do mercado

Nem sempre é fácil levar a equipa do JR a almoçar fora dos limites da redacção, devido às dificuldades de transporte. "Quem leva o carro?" é sempre a pergunta daqueles que, por sorte e muita persistência, encontraram um lugar de estacionamento não tarifado que desejam manter até ao fim do dia. Quando tivemos entre nós a Fiat Dobló 1.6 Mjet a questão não se colocou. Os sete lugares deste monovolume, derivado do furgão comercial com a mesma designação, chegam para levar uma boa parte da equipa do JR em excelentes condições de conforto e espaço.

As portas laterais de correr facilitam o acesso aos lugares traseiros, sendo esta uma excelente opção para quem transporta crianças, mas também pessoas com mobilidade reduzida, como idosos ou deficientes. Na última fila viajam os mais pequenos, porque o espaço não é tanto como nos restantes lugares.

Sem luxos demasiados e apenas com o que é essencial, mesmo assim com um excelente nível de equipamento, este é, sem dúvida, o monovolume de sete lugares mais barato do mercado. Não chega a custar 24 mil euros, embora com o ‘pack conforto’ custe mais 1260 euros. Isto, se não dispensarmos as barras de tejadilho e os vidros escurecidos, pois o resto – ar condicionado, computador de bordo e sistema ‘start/stop’ – já está incluído como equipamento de série.
A Dobló apresenta-se com um competente motor 1.6 Mjet, de 105 cv e binário de 290 Nm, a que se junta uma caixa de seis velocidades, que lhe proporciona um bom equilíbrio dinâmico, tendo em conta as dimensões e o peso deste modelo. Os consumos anunciados pela Fiat ficam-se pelos 5,2 l/100 km, mas no teste efectuado pelo JR nunca conseguimos melhor que 7,5 l/100 km. Mesmo assim, um valor aceitável.

O único ponto negativo deste Dobló vai para a estética, recomendando-se mesmo a escolha de uma cor menos "cinzentona" para que ninguém nos diga que estamos a conduzir uma "carreta fúnebre". A dimensão e o brilho do portão traseiro levam a essa comparação.
Paulo Parracho

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