sexta-feira, 15 de junho de 2012

Toyota apresenta o novo Yaris Hybrid



Depois do Prius e do Auris, a Toyota decidiu alargar a tecnologia Hybrid Synergy Drive ao pequeno Yaris, tornando-o no primeiro pequeno citadino a partilhar motor de combustão e propulsor eléctrico.
O Yaris Hybrid foi apresentado esta semana em Amesterdão (Holanda), onde o Jornal da Região teve oportunidade de testar o novo modelo da Toyota em diferentes circuitos, comprovando as características anunciadas pela marca: baixo consumo, reduzido impacto ambiental, excelente aceleração, manobrabilidade e condução em modo eléctrico durante grande parte dos percursos.
O sistema híbrido incorpora um novo motor a gasolina de 1,5 litros (74 cv) aliado a um sistema eléctrico mais compacto e leve, composto por um motor (60 cv), transmissão, inversor e bateria, proporcionando uma potência combinada de 100 cv.
A nova motorização foi especialmente optimizada para permitir a montagem no chassis compacto deste modelo, sem afectar a qualidade, o conforto a bordo ou capacidade da bagageira.
No entanto, o novo Yaris Hybrid distingue-se pela combinação de excelentes prestações, baixos consumos (na casa dos 3,5 l/100 km) e emissões (79 g/km), valores que o colocam na primeira linha do segmento B. Aqui, convém recordar que a baterias de hidretos metálicos de níquel (agora mais compacta) é carregada durante as desalerações e nas travagens.
Nos testes efectuados em Amesterdão, conseguimos médias de 4,5 l/100 km num combinado de circuitos urbanos, estrada e auto-estrada, com mais de 36 por cento de recurso total ao motor eléctrico.
Através de um selector, o condutor pode optar pelo modo de condução EV, isto é, cem por cento eléctrica (disponível durante 2 km a uma velocidade máxima de 50 km/hora), ou pelo modo Eco, que racionaliza o sistema em benefício dos consumos finais.
O Yaris Híbrido partilha do ADN da versão convencional, oferecendo a uma combinação engenhosa de volumetria exterior compacta com um interior espaçoso e prático.
Distingue-se das outras versões através do seu design exterior exclusivo e extremamente aerodinâmico, o qual o identifica imediatamente como o Yaris mais sofisticado de sempre.
Apresentando uma secção frontal mais agressiva, denominada “Under Priority” (sob prioridade) – a nova e distinta face da família Toyota – complementada por detalhes particulares, tais como as luzes diurnas LED, específicas das versões híbridas Toyota.
A grelha superior, mais minimalista, foi elegantemente esculpida para receber o emblema Toyota em tom azul, tratamento específico das versões híbridas. Esta é acompanhada de faróis do tipo “Keen Look” (ópticas “rasgadas”) que acentuam a nova frente, mais agressiva dos Toyota. Um detalhe exclusivo do Yaris Híbrido: os faróis apresentam “sobrancelhas” com uma luz LED, para além de luzes diurnas também do tipo LED.
Na traseira, encontra-se o emblema azul, a luzes de stop do tipo LED e farolins traseiros de lentes completamente transparentes. A luz de terceiro stop encontra-se integrada no spoiler, também do tipo LED – pormenores de design exclusivos do Yaris Híbrido.
A versão base (Confort) vai ter um preço de 19 440 euros e disponibiliza excelente nível de equipamento, com destaque para a assistência ao arranque em subida, start/stop, ar condicionado automático e o sistema multimédia Toyota Touch, com ecrã táctil a cores de 16''. Este junta às funções multimédia toda a monitorização do sistema híbrido, com informações sobre consumos, tempos e distâncias percorridas em modo eléctrico, entre outras.
Como opcional, pode acrescentar um completo sistema de navegação. Por mais 525 euros é possível acrescentar o Pack Style, com jantes de 15'' e faróis de nevoeiro.
A versão Sport junta ao equipamento base as jantes de liga leve, bancos em pele parcial, faróis de nevoeiros, botão start e spoiler traseiro. A este nível de equipamento ainda se pode juntar o Pack Luxury, com sensores de luz e chuva, tecto panorâmico, entre outros itens.
Na fase de lançamento, a Toyota Caetano oferece o equipamento da versão Sport ao preço do nível de entrada (Confort) com Pack Style. Isto é, por 19 965 euros. O Pack Luxury custa 950 euros, pelo que o Yaris Hybrid mais caro (mas muito equipado) ficará por 20 915 euros.
O novo Toyota Yaris Hybrid só chega a Portugal dentro de dois meses, mas a marca já está a receber as primeiras encomendas.

Sem comentários:

Enviar um comentário