terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fusão quase perfeita









Toyota implantou no Auris a tecnologia híbrida já utilizada com grande sucesso no Prius


O modelo da Toyota mais vendido no nosso país tem agora motivos acrescidos para se impor decisivamente no segmento dos pequenos familiares, com a introdução da tecnologia Hybrid Synergy Drive (HSD), utilizada desde 1993 com reconhecido sucesso e evoluções constantes nas três gerações do icónico Prius.
Juntando um motor eléctrico ao de combustão interna, o novo Auris interpreta fielmente a bandeira ambiental acenada pela Toyota, assente numa tecnologia de vanguarda que, até 2020, irá equipar toda a gama da marca.
Na prática, temos um motor a gasolina 1.8 VVT-i, de 99 cv, e outro eléctrico, de 80 cv, alimentado por baterias de níquel colocadas sob a bagageira. Daí resulta uma potência combinada de 136 cv, idêntica à da versão Diesel (2.0), binário de 142 Nm, mas com consumos médios na ordem dos 4,5 l/100 km (3,8 l/100 km anunciados pela marca) e emissões de CO2 de apenas 89 g/km. Médias tão interessantes são proporcionadas pelo sistema HSD, capaz de mover o Auris durante dois quilómetros, a uma velocidade não superior a 50 km/h, sem gastar uma gota de combustível, ou seja, apenas com recurso ao motor eléctrico. A carga das baterias é restabelecida através da regeneração de energia nas travagens e desacelerações, pelo que, em condução normal há sempre uma ajuda auxiliar do motor eléctrico, contribuindo decisivamente para a redução do consumo de gasolina.
Mais do que em estrada, as vantagens deste sistema destacam-se no pára-arranca das cidades, onde a suavidade, o silêncio e a ausência de emissões poluentes tornam o Auris num parceiro ambiental.
Com três modos de condução seleccionáveis através de comutadores instalados junto ao pequeno selector da caixa E-CVT, de variação contínua, podemos adaptar o comportamento do Auris às nossas necessidades ou preferências. Assim, em EV, conduzimos em 100% eléctrico, a opção Eco alivia a carga do motor a gasolina, a resposta do acelerador e o funcionamento do ar condicionado, possibilitando a tal média de 3,8 l/100 km, enquanto no modo ‘Power’ alcançamos toda a virilidade da motorização.
Lá dentro, o Auris mantém todo o espaço e conforto que já o caracterizavam, com excepção da bagageira, penalizada em 70 litros de capacidade para albergar as baterias.
Além do equipamento-base, equivalente ao nível Exclusive, a Toyota propõe dois ‘packs’ extra para o Auris HSD: Techno, com sensores de luz e chuva, ‘cruise control’ e banco em alcantara, por mais 1341 euros, e Navi, com sistema de navegação, câmara e sensores de ajuda ao estacionamento, por mais 1875 euros. O preço-base do modelo é de 24 970 euros, um pouco acima da versão Diesel1,4 D-4D (90 cv).
Paulo Parracho


Saiba mais em:

http://www.jornaldaregiao.pt/Toyota.pdf



Sem comentários:

Enviar um comentário