![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBZ3TRfQNxfq9Lr_ToJ03-_xv9Labd2gJL792jhyphenhyphengEdioTQ7POBpD5PJqBXZKhOxXdxZOIDJoRYL75EENCqG2_Fy7D6aDXCn86kBFOWwekaqNyo3SgHZTCiKbvXx-1Jt_XZexjY7_z-DRb/s400/auto_1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgExazwqi7u2r7ltvUheNW01TsaXBhyrlDPtzLVtO8kKVxEUvMvUSr1VPmIuXcC5keMPYIC1NC0E2TmrCD4dI8BeLK-EE48OJdLcJn7sz2ryGSSB5rG0a7fWAG_VVNHrZ48Rs4zh5mgyg_v/s400/auto_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl27jq8ZB7rfQuRudZQILLOegsIDP6dqTnBy7GYfABCN8QedtAFoqe5M8_lvt2bO6B6COYkc37G2eulhxJ87DVRTdyJ88e5FgrodeNqCVlch5b-t1uM7dKN_AnDs-jkLAUnYUn0_ViOvYx/s400/auto_3.jpg)
Fiat 500 ganha dinâmica e compromisso ecológico com introdução do motor 1.3 Multijet
Já testada no Punto Evo, com bons resultados ao nível das prestações e dos consumos, a última evolução do motor 1.3 Multijet da Fiat equipa agora o pequeno 500. Acoplado a uma caixa de cinco velocidades e já com o sistema ‘Start&Stop’, na versão Sport esta motorização Diesel permite uma potência de 95 cv, com um binário de 200 Nm a partir das 1500 rpm e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. Melhor, só mesmo o Abarth, pois nem a versão 1.4 16v de 100 cv regista prestações e, sobretudo, consumos tão simpáticos.
Temos assim, a melhor das diferentes propostas que a gama 500 apresenta em termos de motorizações com ganhos evidentes na relação preço/ qualidade/ performance.
Aqui, convém dizer que esta versão apresenta-se com preços entre os 19 e os 20 mil euros, consoante o nível de extras introduzidos.
A versão testada pelo JR, para além de jantes de liga leve de 16’’, dispunha de bancos em pele, volante e comando de velocidades também revestidos a pele, bem como os já conhecidos sistemas: ‘Start&Stop’, que desliga o motor em paragens mais prolongadas; e ‘Blue&Me’, com comandos no volante para ligações telefónicas ou para aceder ao rádio com CD e MP3, a uma caneta USB ou a um ‘media player’ portátil. Tal como o Punto Evo, este 500 também incorpora o sistema ‘Eco:Drive’, uma aplicação informática inovadora e fácil de utilizar que ajuda a melhorar a eficiência da condução.
Através de uma caneta USB e do acesso a uma aplicação disponibilizada pela Fiat através da Internet, é possível analisar todo o nosso comportamento ao volante, de modo a corrigir eventuais erros e excessos, nomeadamente, ao nível dos consumos e das emissões poluentes.
De qualquer forma, graças à genica e elasticidade evidenciadas pelo propulsor 1.3 Multijet, este 500 até convida a alguns excessos em estradas mais sinuosas, onde a designação Sport assume, de facto, razão de ser.
Quanto ao resto, já não é preciso falar das linhas sedutoras e modernas do 500, nem da sua apetência para vencer o trânsito citadino. Porém, convém salientar, que a capacidade para transportar quatro pessoas, embora sem espaço de sobra, é verídica, como pudemos comprovar.
Em suma, com a introdução desta nova motorização, a Fiat largou o leque de potenciais compradores da gama 500, até aqui presos a versões menos dotadas em termos de potência.
E quanto a consumos? Também aqui a surpresa foi positiva, com médias não muito diferentes dos 5,4 l/100 km anunciados pela marca, com emisões de CO2 de 104 g/km.
Uma boa opção, portanto...
Paulo Parracho
Sem comentários:
Enviar um comentário