quinta-feira, 9 de junho de 2011

De nível superior




Como o 508, Peugeot eleva a fasquia e passa a concorrer entre os familiares ‘premium’
O novo Peugeot 508 revela uma evolução clara da marca francesa e surge como resposta aos que pensam que só na Alemanha se fazem bons carros. De facto, o 508, que testámos na versão berlina 2.0 HDi Allure, tem tudo para fazer frente aos concorrentes germânicos do mesmo segmento, entre os quais o VW Passat ou o Opel Insignia.

A estética exibida é desde logo prova dessa evolução, através de linhas modernas, dinâmicas e fluidas. Mas a qualidade de construção, também evidente logo ao primeiro olhar, e o nível dos interiores quase nos levam a dizer que este deverá ser o melhor Peugeot dos últimos tempos. Suplanta, e muito, as tentativas de aproximação a uma gama superior feitas pela marca através do 607 e do 407, que este novo leão vem substituir.

No interior, os revestimentos esponjosos e bem cuidados aliam-se a bancos ergonómicos, de pele, aquecidos, com regulação eléctrica, massagem lombar para o condutor e ponta regulável em comprimento. Aliado ao conforto, o espaço interior, incluindo o dos bancos traseiros, prova que este 508 está talhado para a a família, mas também para executivos (com motorista) que gostam de viajar atrás, onde não falta comando e controlo independente do sistema de ventilação/ar condicionado.
Ainda ao nível do habitáculo, a nota só não é máxima porque faltam alguns espaços de arrumação, o que deriva da implantação na coluna central da consola de comando do sistema de navegação e áudio que equipa a versão Allure do 508.
Já a rolar, a tradição das suspensões suaves e macias da marca francesa mantém-se aprimorada, resultando num excelente compromisso entre conforto e dinâmica. Aqui, o comportamento do motor 2.0 HDi, de 140 cv e caixa manual de seis velocidades, mostra-se compatível com a dimensão e peso do modelo, evidenciando energia q.b. mesmo a baixos regimes (binário de 320 Nm/2000 rpm) e proporcionando consumos médios na casa dos 7,2 l/100 km.
Refira-se que a lista de equipamento é muito completa e, claro está, ao nível dos melhores. Destacam-se, entre outros, o sistema “Head-Up Display” a cores (com informação também no ecrã de navegação), o assistente automático dos faróis máximos, faróis bi-Xénon direccionais com assinatura de ‘leds’, travão de estacionamento eléctrico automático, e assistência ao arranque em rampa (Hill Assist).

A diferença (para a concorrência) está no preço, com o 508 berlina 2.0 HDi Allure a quedar-se pelos 35 050 euros, numa gama com versões a partir dos 27 750 euros.
Paulo Parracho

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