quinta-feira, 10 de março de 2011

Carrinha com lugar para sete









Nova Mazda 5 estreia motor 1.6. Perde em potência mas ganha nos consumos e... no preço

Apresentado, não como um monovolume compacto de sete lugares, mas como uma carrinha de nível superior, o novo Mazda 5 alinha pela estratégia de cortar na cilindrada e na potência das motorizações para ganhar a batalha das reduções de consumos e emissões, com reflexo no preço final ao consumidor. Assim se explica a opção da marca nipónica de trocar o motor Diesel 2.0 de 143 cv pelo 1.6 MZ-CD, concebido e fabricado pela PSA, também utilizado pelo Ford C-Max, com apenas 115 cv.
Esta perda de potência poderá influenciar negativamente aqueles que procuram um carro ágil e desportivo, mas é certamente insignificante para o consumidor a quem é destinado este modelo, estritamente familiar. Até porque, o reverso da medalha assenta em consumos mais comedidos, 5,2 litros aos 100 km, em circuito combinado, e emissões de CO2 de apenas 138 g/km. Dada a influência destes dados na fatia de impostos que recai sobre o sector automóvel, a Mazda consegue, assim, apresentar um produto assente na fórmula da modularidade, por um preço abaixo dos 30 mil euros.
Ainda sobre o motor, a experiência que efectuámos incluiu apenas condução com duas pessoas a bordo, o que não dá para avaliar até que ponto o excelente binário do Diesel 1.6 MZ-CD (270 Nm), com boas recuperações a baixos regimes e uma suavidade exemplar, responde a maiores exigências com os sete lugares preenchidos.
De resto, diga-se que, lá dentro, o conceito SW (Superior Wagon) apregoado pela marca percebe-se pela utilização de um sistema apelidado de Karakuri, que eleva a versatilidade do (muito) espaço disponível, inclusive na terceira fila de bancos. As portas deslizantes facilitam, e de que maneira, a entrada da criançada e, sobretudo, de pessoas mais idosas ou com dificuldades de locomoção.
No capítulo da segurança, o Mazda 5 surge com seis airbags de série, controlos de tracção e dinâmico de estabilidade, bem como de assistência à travagem.
Diga-se que a versão base já inclui um excelente nível de equipamento, como os sensores de chuva e luz, sensores de estacionamento, jantes de liga leve de 17’’, ar condicionado automático, monitorização da pressão de pneus, entre muitos outros itens. Por 29 800 euros esta é, sem dúvida, uma excelente proposta para famílias... numerosas.
Paulo Parracho
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