quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Coupé de um lado, utilitário do outro




Configuração de portas 1+2 torna o Hyundai Veloster num modelo original e muito ousado

Revelado no Salão de Genebra 2011 e apresentado na passada semana em Portugal, o novo Veloster é mais uma prova clara da grande evolução patenteada pela Hyundai nos últimos anos. Este coupé compacto prepara-se para concorrer directamente com propostas similares de outras marcas, como o Honda CR-Z, Renault Mégane Coupé e VW Scirocco. Para tal, apresenta argumentos fortes, como o novo conceito 1+2, que combina o estilo coupé com a funcionalidade de um utilitário. Os mais distraídos nem vão dar por isso, mas este Hyundai tem apenas uma porta do lado do condutor e duas do lado contrário, de modo a facilitar a acessibilidade aos lugares traseiros. Estes, são perfeitamente utilizáveis, o que nem sempre acontece em modelos deste segmento.

De resto, o Veloster constitui uma agradável surpresa em termos de espaço interior e até a bagageira é generosa, com 440 litros de capacidade, havendo ainda a possibilidade rebater os bancos traseiros (60:40).

De linhas ousadas e intensas, o ‘design’ do Veloster agrada, sobretudo, ao público mais jovem, tal como a sua alma desportiva, assente numa motorização 1.6 litros GDI, de 140 cv às 6300 rpm e binário de 167 Nm às 4850 rpm, com caixas manual ou DCT (automática) de seis velocidades.

Aqui, a única nota negativa vai para a não inclusão de motorizações Diesel nesta gama, facto explicado pela marca com a necessidade de criar um produto global, com mais procura, certamente, em países como os Estados Unidos, onde o recurso ao gasóleo não é tão popular como na Europa.

Em Portugal, o Veloster é proposto em dois níveis de equipamento, com preços entre os 22 800 e os 24 990 euros, sendo que por motivos fiscais a caixa DCT obriga a um acréscimo de 2500 euros.

A lista de opcionais é bastante completa e inclui um ‘pack’ recheado de tecnologia com sistema de entretenimento, navegação e áudio, com ecrã táctil de sete polegadas, bem como a câmara traseira de ajuda ao estacionamento.

Apesar de estarmos perante um carro de vocação desportiva, não falta, de série, o sistema ISG (‘stop/start’), fundamental para reduzir consumos e emissões.

Como na restante gama, a Hyundai garante 5 anos de garantia, sem limite de quilómetros.
Sem dúvida, uma proposta a ter em conta.
Paulo Parracho

Para mais informações:
Linkhttp://www.jornaldaregiao.pt/blog_auto/Novo_Hyundai_Veloster_Press_Release.pdf

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