quarta-feira, 13 de julho de 2011

Versatilidade e espaço como argumentos





Hyundai ix20 reforça qualidades já mostradas pelo irmão Venga
Já aqui lhe chamámos ‘o irmão do Venga’, dada a relação próxima (pertencem ao mesmo grupo sul-coreano) entre Kia e Hyundai. De facto, as semelhanças entre o ix20 e o monovolume compacto da Kia são óbvias, muito embora se notem maiores preocupações estilísticas no modelo lançado pela ‘casa-mãe’ no início deste ano.
Todavia, tal como no Venga, os principais argumentos do ix20 residem no excelente aproveitamento do seu espaço interior, na versatilidade de utilização que oferece, bem como na relação preço/qualidade a que a Hyundai já nos habituou.
Quanto ao espaço, o ix20 é bastante generoso, tanto à frente como nos lugares traseiros, onde podem viajar três pessoas com total conforto, o que nem sempre acontece em modelos deste segmento. O facto de o banco traseiro deslizar e de também ser possível regular a inclinação das costas permite um compromisso adequado às necessidades de maior espaço para passageiros ou para carga, numa bagageira já com 440 litros e que ainda dispõe de um fundo falso para arrumar ou esconder pequenos objectos. Na versão 1.4 CRDi Style, de 90 cv, que testámos, a lista de equipamento disponível é apreciável e justifica plenamente o preço de 22 440 euros. Podemos encontrar, entre outros itens, o ar condicionado automático, ligações Aux e USB, sistema ‘start/ stop’, controlo de velocidade, ESP e ajuda ao arranque em subida. Este último, um dos sistemas de ajuda à condução mais preferidos... pelas senhoras, tal como a câmara que projecta imagens da traseira no retrovisor quando se estaciona.
O facto de estarmos perante um modelo com 1600 mm de altura garante uma posição de condução elevada e excelente visibilidade. O trabalho das suspensões também está em nível positivo, com reflexos no nível global de conforto.
Quanto ao motor, mostra-se com uma relação bastante equilibrada (binário de 220 Nm/1750 rpm), com óptimo compromisso em cidade ou em estrada e consumos moderados, na casa do 6,0 l/100 km (a marca anuncia 4,3 l/100km em combinado e emissões de 114 g/km).
Em suma, estamos perante uma boa opção para carro familiar ou para utilização citadina, que oferece espaço e versatilidade q.b.
Paulo Parracho

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