quarta-feira, 27 de julho de 2011

Familiar e urbano




Toyota Verso-S: um utilitário ágil, versátil e espaçoso
Ao reentrar na classe dos minimonovolumes, através do novo Verso-S, a Toyota consegue apresentar uma proposta adequada aos tempos de maior aperto financeiro. Pelo preço de um utilitário, podemos dispor de um carro versátil, funcional e espaçoso, ideal para uma família, onde não falta um generoso nível de equipamento e um motor capaz de se adaptar a várias circunstâncias de utilização.
No caso da versão testada pelo JR, a motorização 1.4 D-4D, de 90 cv, revelou-se competente em circuito urbano, com resposta pronta em baixos regimes, não desiludindo (antes pelo contrário) numa utilização mais estradista ou mesmo em auto-estrada.
Apesar disso, esta versão Diesel beneficia do sistema Toyota Optimal Drive (aqui sem ‘start/stop’) para apresentar consumos igualmente surpreendentes, entre os 5,5 e os 5,8 l/100 km, conforme pudemos constatar (o construtor anuncia 4,3 l/100 km em combinado e emissões de 113 g/km).
Regressando à habitabilidade, este Verso-S tem o espaço necessário para transportar cinco adultos, com pernas à vontade em todos os lugares, e para vários compartimentos de arrumação. Isto, sem prejuízo de uma bagageira com 430 litros de capacidade, valor que pode subir até aos 1388 litros com o rebatimento (muito fácil) dos bancos traseiros. Há ainda a sublinhar a excelente posição (elevada) de condução. É preciso não esquecer que estamos a falar de um utilitário e não da versão convencional do Verso, autêntico monovolume, de sete lugares.
Quanto ao equipamento, no nível Exclusive, a lista é extensa e justifica, plenamente, o preço de comercialização, na ordem dos 22 765 euros.
Aqui, destaca-se o sistema multimédia Toyota Touch, com ecrã táctil de 6,1 polegadas, que serve, para além das funções normais de rádio/CD/MP3, para monitorizar as funções do computador de bordo e das ligações Bluetooth, auxiliar e iPod. É também aqui que são projectadas as imagens da câmara traseira de ajuda ao estacionamento, também sobrando capacidade para instalação de um sistema de navegação. Jantes de liga leve, ar condicionado automático, controlos de tracção e de estabilidade e faróis de nevoeiro são outros dos itens do equipamento de série na versão Exclusive.
Diga-se ainda que o Verso-S é proposto, também, na versão 1.4 D-4D Comfort, por 20 130 euros, enquanto a motorização a gasolina 1.33 Dual VVT-i tem um preço-base de 16 840 euros, 19 475 no caso da versão mais equipada (Exclusive).
Paulo Parracho

Para mais informações consultar:http://www.jornaldaregiao.pt/blog_auto/toyota.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário