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Foi o terceiro modelo mais vendido na história do automóvel e o carro francês mais vendido em todo o mundo, com mais de 8 milhões de unidades transaccionadas em mais de 100 países. O Renault 4L comemorou o seu 50.º aniversário, num evento que contou com a presença do JR, em Paris.
Nascido de um conceito lançado em 1956 por Pierre Dreyfus, presidente da Régie Nationale des Usines Renault, denominado carro “blue jeans”. A famosa peça de vestuário era usada e apreciada em todo o mundo na época, algo que inspirou Dreyfus e que o fez decidir criar um carro que fosse apreciado por toda a gente e utilizado em todo o lado, pretendendo desenvolver um automóvel barato, versátil e capaz de satisfazer as necessidades de uma sociedade que começava a mudar à medida que os anos 60 se aproximavam.
Um interior sem rival na concorrência, baixos custos de utilização e uma fácil adaptação a qualquer tipo de utilização foram algumas das razões que motivaram essa conquista imediata. Nesta linha, em apenas seis anos de comercialização, o Renault 4 ultrapassou o marco de um milhão de unidades produzidas, atingindo as 8 135 424 unidades em 31 anos de comercialização. Em 1992, a Renault decidiu cessar a produção do modelo, lançando uma edição especial denominada “Bye-Bye”, para celebrar o seu incrível sucesso. No entanto, o Renault 4 continuou a ser fabricado na Eslovénia e em Marrocos até 1994, mas num número reduzido.
Em Mortefontaine, a Renault montou uma exposição sobre o histórico 4L, apresentando alguns modelos das diferentes décadas. Ao mesmo tempo, disponibilizou alguns veículos para os jornalistas experimentarem a sensação de outros tempos, como aconteceu com o JR, que reviveu o Rallye Monte-Carlo de 1963.
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