quarta-feira, 4 de maio de 2011

Imponência ao mais alto nível










Mercedes CLS: Coupé de quatro portas que é referência na classe



As regras da escrita jornalística aconselham a um uso moderado de adjectivos, mas para falar do novo CLS da Mercedes-Benz é quase impossível não violar tal princípio, dadas as qualidades imensas deste luxuoso coupé de quatro portas e outros tantos lugares. Esqueçamos, por agora, os manuais e debruçemo-nos na segunda geração de um modelo histórico que, no ano de 2004, inaugurou com grande sucesso um novo segmento.


Apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Paris de 2010, o renovado CLS chegou ao nosso mercado em finais de Janeiro com atributos suficientes para continuar a ser referência na sua classe. Em relação ao antecessor, cresceu 35 mm e o seu porte de imponência saiu ainda mais reforçado, também por acção das alterações estéticas introduzidas, nomeadamente ao nível da grelha frontal e dos conjuntos ópticos (dianteiros e traseiros) recheados de LED's, mas também na zona lateral, que deixou de ser lisa para receber um conjunto de vincos, acompanhando as novas tendências da marca.
Volto a falar de imponência, porque este é um dos adjectivos que melhor classifica o CLS, ensaiado pelo JR na sua versão 350 CDI BlueEFFICIENCY, dotada de um motor V6 Diesel de 3 litros, 265 cv e caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic. Com um binário de 620 Nm entre as 1600 e as 2400 rpm, capaz de chegar dos zero aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e com uma velocidade máxima (electronicamente limitada) de 250 km/h este não pode deixar de ser um carro de múltiplas sensações.
Por onde passámos, o CLS rodou olhares, despertou atenções, cobiça e até alguns comentários do tipo, “ainda há quem viva bem...”. Pois há e ainda bem! De facto, nos dias que vão correndo é quase politicamente incorrecto falar de um carro cujo valor ronda os 90 mil euros. Mas, não seria bom que houvessem muitos mais CLS nas nossas estradas???


Deixemo-nos então de ideologias e voltemos ao que interessa. Onde é íamos? Ah! Na imponência, também manifesta na suavidade de condução e no conforto proporcionados, seja a que velocidade for. Primeiro, porque o interior do CLS é, de facto, soberbo. Depois, porque o comportamento dinâmico é irrepreensível, muito por acção da evoluída suspensão (do tipo Multilink) – com amortecimento pneumático que quase nos leva a rodar sobre nuvens no modo Confort e que garante o apuro necessário ao accionarmos a opção Sport – mas também de uma direcção precisa e de um sistema de travagem mais do que eficaz.


Assim se explica o prazer de guiar este CLS 350 CDI, sentimento extensível à família (não pode é ter mais de quatro elementos já contando com o condutor) que tem garantias de uma viagem plena de conforto, bem-estar e tranquilidade, até porque na extensa lista de equipamentos de série e nos opcionais há toda uma panóplia de sistemas de ajuda à condução que elevam ao máximo os níveis de segurança.



Paulo Parracho



Para mais informações:



http://www.jornaldaregiao.pt/blog_auto/Lançamento_Novo_CLS_em_Portugal.pdf















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