quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cartada decisiva





Novo Sportage reforça aspirações da Kia em integrar o segmento das marcas de prestígio


Determinada em deixar de ser apenas uma marca que disponibiliza produtos razoáveis a preços acessíveis, a Kia caminha a passos largos para se afirmar como construtor de prestígio. O lançamento do novo Sportage é prova desta afirmação, funcionando como uma cartada decisiva para a conquista de umamaior quota de mercado, abrindo concorrência directa a modelos como o Nissan Qashqai, VW Tiguan, Mitsubishi ASX, BMW X1 ou o irmão gémeo Hyundai ix35 (com quem partilha quase todos os componentes, à excepção da carroçaria e dos interiores).
Quando comparado com as duas anteriores gerações do Sportage, o novo “crossover de perfil urbano” da marca coreana revela uma evolução impressionante e a todos os níveis. Desde logo, na estética, com a influência determinante do germânico Peter Schreyer (director de design da Kia), mas também nas dimensões. O novo Sportage é mais longo (9 cm), mais largo (5,5 cm) e ficou 9,5 cm mais baixo, assumindo maior vocação estradista.
No interior, a qualidade do habitáculo está a anos de luz do que a marca coreana apresentava nas gerações anteriores, sendo que a habitabilidade é um dos pontos fortes do novo SUV produzido para o mercado europeu na fábrica eslovaca de Zilina. Os novos bancos, forrados a pele e tecido, oferecem ergonomia e conforto em excelente nível e o espaço para condutor e passageiros é também considerável.
Aliás, quando falamos em conforto não podemos esquecer o trabalho exemplar das suspensões do Sportage, suaves, sem penalizar em excesso o comportamento em curva e capazes de absorver com eficácia impactos de pisos irregulares.
Em Portugal, de forma a contornar a voracidade da fiscalidade que recai sobre o sector automóvel, apresentando um preço bastante competitivo (a partir de 26 mil euros), a Kia apostou na motorização turbodiesel de 1,7 litros, com 115 cv e 255 Nm, dispondo, igualmente da opção 2.0 CRDi, de 136 cv (4x2 e 4x4).
Embora competente, suave e de resposta rápida, também fruto de uma caixa de seis velocidades bem escalonada, este 1.7 CRDi fica aquém do que o carro realmente merece, uma vez que o grupo (Hyundai/Kia) já dispõe de outra opção, com menor cilindrada, mas com mais potência: o 1.6 CRDi que equipa o Soul. Mesmo assim, gostámos do comportamento e, também, dos consumos, na casa dos 6,8 l/100 km.
O novo Sportage dispõe de três níveis de equipamento – LX, EX e TX –, sendo que a versão mais equipada (TX) é a que apresenta melhor relação entre preço (28 900 euros) e qualidade. Destacam-se entre muitos outros itens, o 'Stop/Start', a câmara de marcha atrás e os sensores de estacionamento, sensores de luz e chuva, ar condicionado automático bi-zona, volante multifunções, o 'cruise control' e os sistemas de ajuda no arranque em subida e de controlo de travagem em descidas.
Para atestar a qualidade, a Kia oferece uma garantia de 7 anos ou 150 000 km.
Paulo Parracho

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