quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Compromissos com o ambiente



Toyota mostra gama de modelos cada vez menos poluentes

A Toyota mantém a convicção de que a solução híbrida é a base tecnológica fundamental para o futuro. Numa altura em que tanto se fala na chegada de veículos exlcusivamente movidos a electricidade, a marca japonesa não descura esta opção, como prova a recente apresentação do RAV4 eléctrico no Salão de Los Angeles, mas aposta em soluções intermédias, mais compatíveis com as necessidades reais dos clientes. Daí, o desenvolvimento das tecnologias Toyota Optimal Drive (TOD), que beneficiam cerca de 90 por cento da sua actual gama de modelos e motores a gasolina e diesel. Em paralelo, a marca aposta no desenvolvimento da tecnologia Hybrid Synergy Drive (HSD), os chamados puros híbridos, iniciada na gama Prius e agora alargada ao Auris.
Emfase de desenvolvimento está a adaptação desta tecnologia em veículos híbridos eléctricos Plug-in, com baterias de recarga na rede doméstica e que possibilitam uma autonomia de 20 km, com uma velocidade máxima de 100 km/h sem recorrer ao motor convencional (1.8 VVT-i), com uma potência combinada de 136 cv. Este entra em acção quando a carga eléctrica se esgota, evitando constrangimentos de autonomia.
Com comercialização prevista apenas para 2012, este Prius permite viajar de casa para o trabalho sem gastar uma gota de gasolina, com um custo de energia de apenas 50 cêntimos, se o carregarmos durante hora e meia numa tomada convencional.
OPrius Híbrido Eléctrico Plug-in (PHEV) foi, assim, uma das principais atracções da iniciativa ‘Eco Drive’, que juntou em Torres Vedras jornalistas de todo o país para um contacto directo com as diferentes propostas da Toyota.
Quanto à tecnologia Toyota Optimal Drive, aplicada no Aygo, iQ, Yaris, Auris, Avensis, Verso e RAV4, através da utilização de motores de baixo peso, do sistema ‘stop&start’ ou da maximização da eficiência de utilização de combustível, consegue reduções consideráveis no nível de emissões poluentes e nos consumos, sem beliscar as performances.
Graças a esta tecnologia, apesar de dispor de uma gama de modelos que incluem diversos veículos de grande porte, a Toyota conseguiu registar as segundas mais baixas emissões no conjunto do parque automóvel Europeu em 2009, com uma média de 130 g/km de CO2.
Paulo Parracho

Saiva mais sobre este modelo em:





Sem comentários:

Enviar um comentário