terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Primeiro estranha-se, depois... recomenda-se





Motor de dois cilindros anuncia o Fiat 500 TwinAir como o carro a gasolina mais ecológico do Mundo

Ouvidos mais apurados podem notar alguma diferença no timbre sonoro do novo motor TwinAir que equipa o Fiat 500. Porém, o "ronronar" deste dois cilindros quase se assemelha ao de um motor convencional, com uma impressionante suavidade e vibrações reduzidas. A nova aposta da marca italiana resulta do aproveitamento da tecnologia MultiAir, comum sistema de pressão de óleo que controla omovimento das válvulas, permitindo, sem recurso a borboleta, uma mistura perfeita entre ar e combustível, com reflexos nos consumos, nas emissões e, claro, nas prestações.
Com apenas dois cilindros, o TwinAir aproveita esta tecnologia e junta-lhe um turbo compressor capaz de garantir um binário máximo (145 Nm) logo às primeira rotações (1900 rpm), fazendo esquecer que estamos perante um motor de apenas 875 cc. Os 85 cavalos de potência, com rápidas acelerações e subidas de regime, são prova disso e fazem do novo 500 um citadino por excelência, com capacidade para bater grandes máquinas ao cair do verde em qualquer semáforo. Equipado com este motor, o Fiat 500 atinge uma velocidade máxima de 173 km/h e acelera dos zero aos 100 km/h em apenas onze segundos. Em suma: melhora as prestaçõe sem 25% em comparação com um motor 1.2 de quatro cilindros.
Apesar de tanta agilidade, com esta motorização o 500 apresenta-se como o carro a gasolina mais ecológico do Mundo, mercê de um nível médio de emissões de CO2 de 92 g/km (com caixa robotizada Dualogic), apenas mais 3 g/km no caso da caixa manual de cinco velocidades. Valores
só batidos pelo híbrido Toyota Prius (89 g/km), que combina um motor eléctrico com o propulsor convencional.
Para este 500, que se distingue dos restantes modelos da gama pela cor "azul-bebé", a Fiat anuncia consumos combinados na ordem dos 4,1 l/100 km, valor, porém, nunca atingido no teste realizado pelo JR, num percurso entre Belém e Cascais. O mais próximo que conseguimos cifrou-se nos 6,7 l/100 km, quando circulámos na Marginal a baixa velocidade, tirando partido do sistema Star&Stop (de série em todas as versões TwinAir), seguindo religiosamente as indicações de mudança de velocidade sugeridas pelo ‘display’ e com a tecla Eco accionada. Uma opção castradora de algum prazer de condução e que a par dos consumos diminui a potência do 500 para 78 cv, com um binário máximo de 100 Nm às 2000 rpm.
Quanto a preços, o 500 TwinAir tem uma versão de entrada nos 14 500 euros, sendo que as versões Sport e Lounge custammais 2110 euros, mas já contam com jantes desportivas, ESP e outros extra.
Paulo Parracho


Saiba mais sobre este modelo em:

Sem comentários:

Enviar um comentário