quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lexus em versão mais acessível





IS 200d poupa na potência, nas emissões e, claro, no preço

A gama IS, a mais importante da Lexus, ganhou uma nova versão, adaptada aos sinais da crise e às preocupações ambientais. Tendo por base a motorização de 2.2 litros do IS 220d, o novo IS 200d viu a sua potência reduzida de 177 para 150 cv, de modo a permitir consumos moderados e emissões de CO2 menos penalizadoras do ponto de vista ambiental e ao nível da fiscalidade europeia. Temos assim, um modelo de gama ‘premium’, apresentado a um preço muito mais acessível (a partir de 36 500 euros) e verdadeiramente concorrencial perante a concorrência (germânica) directa.
Quanto à renovação da gama IS, que mantém as restantes versões – IS 220d, IS 250, IS 250C e IS-F – resume-se a pequenos aspectos estéticos, na grelha e entradas de ar frontais, na introdução de luzes diurnas LED, nas ópticas traseiras e no desenho das jantes, enquanto no interior surgem aplicações metalizadas no tablier e no painel de instrumentos.
Para todos há um pacote base de equipamentos, já muito completo, que pode ser ampliado pelo ‘pack Executive’ ou ainda pelo ‘pack Luxury’, no caso das versões superiores ao IS200d. Para este está também reservado o ‘pack F-Sport’, disponível por mais 6325 euros, capaz de aproximar (esteticamente) a versão de entrada do topo da gama, o IS-F.
A versão testada pelo JR incluía este kit estético,com‘spoiler’ dianteiro e ‘aileron’ traseiro, jantes de 18’’ com pneus desportivos, pedais em alumínio, sensores de estacionamento, câmara traseira, entre outros opcionais. O Lexus IS 250 F-Sport recebe ainda uma suspensão desportiva melhorando o comportamento em curva, a agilidade do chassis e tambéma resposta da direcção.
É claro que com a opção pela redução de potência, a veia desportiva do IS 200d fica-se pela aparência do ‘pack F-Sport’, muito embora as prestações do motor 2.2, acoplado a caixa de seis velocidades e 340 Nm de binário, não desiludam. É necessária, porém, alguma adaptação de condução em estrada, onde as 5.ª e 6.ª velocidades, mais longas, tiram alguma energia e capacidade de reacção. Porém, terumcarro do segmento ‘premium’ com consumos médios de 5,1 l/100 km, emissões de apenas 134g/km e um preço abaixo da média obriga... a andar mais devagar.
Paulo Parracho
Saiba mais sobre este modelo em:

http://www.jornaldaregiao.pt/Apresentação_novo_IS_200d_Nov_10.pdf


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