quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Evolução e tecnologia





Novo Citroën C4 chega este mês, com cinco motorizações e preços a partir de 20 800 euros

Prestes a chegar ao nosso país, o novo Citroën C4 apresenta fortes argumentos para, mesmo em tempo de crise, catapultar a marca do ‘double chevron’ para o pódio do segmento das berlinas familiares. Com nova imagem, robusta e atlética, maiores dimensões e mais tecnologia, o novo C4 está agora muito próximo da oferta germânica, que para muitos ainda é referência nesta gama.
O C4 cresceu cinco centímetros no comprimento (4,33m), dois na largura (1,79m) e três na altura (1,49m), com evidentes benefícios na habitabilidade e também na capacidade da bagageira, agora com 408 litros, mais 88 que a versão anterior. Com a base inferior do tablier escavada, tal como no C3, os bancos dianteiros podem avançar um pouco mais, aumentando o espaço na retaguarda, onde os níveis de conforto foram francamente reforçados.
Ainda no interior, o C4 apresenta um novo painel de instrumentos agora colocado na zona tradicional. A consola central, o desenho dos bancos, dotados de regulação lombar eléctrica e função de massagem, e a qualidade dos revestimentos estão também a um nível superior.
Mas as novidades não ficam por aqui: o travão de estacionamento eléctrico, as múltiplas ajudas à condução, como um sistema de vigilância do ângulo morto instalado nos retrovisores, limitador e regulador de velocidade, um sistema ‘eTouch‘, que permite contactar uma central em caso de acidente, faróis de nevoeiro dianteiros com luzes suplementares de canto, entre muitos outros extras que variam consoante o ‘pack’ de equipamento pretendido (Attraction, Seduction ou Exclusive) colocam o C4 num patamar elevado em relação à concorrência directa.
Pelas estradas escandinavas de Copenhaga (Dinamarca) e Malmö (Suécia), conduzimos três das versões que a Citroën desenvolveu para oC4, incluindo a dotada de tecnologia micro-híbrida e-HDi, com uma nova geração do sistema ‘stop&start’ capaz de baixar o consumo médio do bloco 1.6 HDi de 112 cv, equipado com caixa manual pilotada de seis velocidades, para 4,2 l/100 km e emissões de 109 g/km.
Para Portugal, a marca aposta num único motor a gasolina (1.6 VTi de 120 cv) e em três versões Diesel (1.6 Hdi de 90 e 110 cv e 2.0 HDi de 150 cv), com preços a começar na casa dos 20 800 euros. O C4 1.6 e-HDi de 110 cv também chegará este mês, com preços na ordem dos 25 050 euros.

Paulo Parracho, em Copenhaga, com a Citroën








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