quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Chegou o carro do futuro



Nissan apresenta em Lisboa o modelo eléctrico Leaf

A Nissan revelou a forma comoos portugueses poderão adquirir o novo carro eléctrico Leaf que estará no mercado em Janeiro, sendo que a compra se baseia num contrato com a marca.
ANissan, que trouxe a Lisboa 365 jornalistas europeus para apresentar o seu primeiro veículo eléctrico, tendo como suporte aMobi.e, a rede nacional de carregamento de carros eléctricos, anunciou em comunicado que a partir de Janeiro existem três hipóteses para adquirir o Leaf: a compra directa, um esquema de plano de contrato pessoal (PCP) ou ao abrigo de um novo pacote de propriedade de mobilidade eléctrica.
O preço do Leaf, que em Portugal custará cerca de 30 mil euros, já inclui os incentivos do Estado e a bateria.
A aquisição através do esquema PCP significa que os clientes pagam uma mensalidade reduzida durante três anos. No final desse período, podem devolver o automóvel a concessionário ou pagar o GFV (Valor Futuro Garantido) – estabelecido no início do período de contrato – e ficar com o veículo.
As entregas do novo carro iniciam-se em Dezembro no Japão e nos Estados Unidos e Portugal será o primeiro país europeu a receber o Nissan Leaf.
O novo carro eléctrico da Nissan será construído no Japão, nos EUA e no Reino Unido, enquanto as baterias de iões de lítio, de tecnologia de ponta, serão construídas em Portugal e em França, assim como no Japão, EUA e Reino Unido, "o que faz da Aliança Renault-Nissan o maior fabricante mundial de veículos eléctricos e baterias para veículos eléctricos", observa a empresa em comunicado.
Até hoje, desde que se lançou a fundo no desenvolvimento da tecnologia 100 por cento eléctrica – apesar de já vir a criar carros parcialmente movidos a electricidade desde 1972 –, aNissan já investiu quatro mil milhões de euros a nível global.
Comas baterias compactas e eficientes de iões de lítio e um poderoso motor eléctrico, o Nissan Leaf tem uma autonomia de 160 km, com o seu sistema de carregamento rápido a precisar de apenas 30 minutos para restaurar até 80% a carga da bateria. A aceleração de resposta instantânea é consistente com a velocidade máxima superior a 140 km/h.
O desempenho dinâmico provém do motor eléctrico de 80kw(108 cv) que gera, instantaneamente, o binário máximo de 280 Nm – equivalente ao binário deumconvencional motor V6 2.5 a gasolina – desde o arranque. O resultado é uma rápida aceleração, em harmonia perfeita com o habitat atural urbano e suburbano do Nissan Leaf.


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