quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pronto para maus caminhos









Topo da gama ix35 oferece tracção integral e potência a condizer com um verdadeiro SUV
Já aqui falámos das versões mais acessíveis do Hyundai ix35, servidas por motores 2.0 CRDi de 136 cv e 1.7 CRDi de 115 cv, ambas de tracção dianteira. No entanto, em nossa opinião, SUV que é SUV deve dispor de tracção integral e de potência compatível. Algo que encontramos no topo da gama ix35 através do 2.0 CRDi 4x4, de 184 cv, infelizmente demasiado penalizado pela fiscalidade nacional, razão pela qual se torna menos competitivo em termos de preço (cerca de 40 mil euros, mais 5000 que o 2.0 de 136 cv).
Sem ser um 4x4 puro e duro, este SUV que a marca sul-coreana fabrica na Europa permite alguma diversão fora de estrada, maior conforto e segurança em asfalto, sendo que a diferença maior face às versões convencionais nota-se em situações adversas, nomeadamente, com chuva, neve ou gelo e, claro, emterra ou na lama. Pois, em situações normais, de modo a permitir consumos mais reduzidos, o sistema de tracção integral de relação única entrega 100 por cento do binário do motor às rodas da frente. Quando uma roda da frente perde tracção, há uma percentagem do binário transferida para as rodas traseiras, garantindo a aderência necessária.
Quando o condutor já sabe que está perante situações de fraca aderência, pode seleccionar
“Lock Mode”. Desta forma, o binário é repartido 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro – para melhor tracção – e mantém essa repartição até aos 40 km/h.
Mas as ajudas à condução em situações difíceis não ficam por aqui.Oix35 dispõe de sistemas HAC (assistência ao arranque em plano inclinado) que evita que o carro descaia no arranque e DBC (controlo de descida em declive) que limita a velocidade do veículo em descidas íngremes.
Quanto à motorização 2.0 CRDi de 184 cv, proporciona uma condução bastante agradável, com resposta pronta em baixos regimes, facilitando os circuitos urbanos, e energia suficiente para ultrapassar limites em estrada aberta. A caixa manual de seis velocidades também se mostra precisa e bem escalonada, sendo que esta combinação (a que se junta o indicador de mudança ideal) leva a consumos bastante aceitáveis paraummodelo deste tipo, com médias na ordem dos 7,4 l/100 km.
A nível de conforto, a nota é extremamente positiva, mercê de um eficaz sistema de suspensões – independente à frente e Multilink atrás –, o mesmoacontecendo com a habitabilidade, com espaço de sobra para condutor e passageiros, mesmo os de elevada estatura... Acresce uma bagageira com capacidade para 465 litros e vários espaços de arrumação, num ambiente interior apelativo, embora sem deslumbrar.
Paulo Parracho




Para mais informações:




http://www.jornaldaregiao.pt/blog_auto/NOVO_HYUNDAI_ix35.pdf








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