sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Espírito indomável




Gosta de emoções ao volante? Então o Renault Clio 2.0 16V RS Gordini é o carro ideal para si

Sábado à noite. Estrada seca, piso excelente e sem trânsito. O que mais podíamos pedir para testar um carro com um motor 2.0 atmosférico de 204 cv, conhecido como o desportivo mais eficaz do segmento? Só um depósito cheio de combustível. Mas isso também tínhamos... Partimos então rumo à Serra de Sintra dispostos a testar ao máximo as virtudes desportivas do novo Clio RS Gordini, modelo com a chancela da Renault Sport Technologies, que assume o verdadeiro espírito dos modelos azuis com duas listas brancas que noutros tempos disputaram as míticas noites de Sintra do Rali de Portugal.
As sensações foram as melhores, pois este Gordini dispõe de atributos de verdadeiro carro de competição, a começar pelo chassis CUP, com um eixo dianteiro de ‘pivot’ independente, que lhe garantem uma excelente motricidade em todas as situações. O potente e resistente à fadiga sistema de travagem, com estribos Brembo e discos de grandes dimensões, as rodas de 17’’ com pneus 215/45 e um eficaz sistema de suspensões garantem que este Clio não se desvia um milímetro da rota traçada. "Agarra-se mesmo bem. Parece que curva sozinho", dizia o companheiro que escolhemos para navegador, também impressionado com a capacidade de resposta do motor 2.0. Aqui, só a falta do turbo se faz sentir, sendo necessária alguma adaptação para tirar o maior partido dos 203 cv e do binário de 215 Nm/1700 rpm.
A caixa manual de seis velocidades tem uma relação ideal para fazer grandes ganchos como os que encontrámos na Serra de Sintra, mas penaliza os consumos em estrada livre.
Lá dentro, o espírito Gordini está bem presente neste Clio, num ambiente marcado pelos tons preto e azul. Os bancos autenticamente desportivos são em couro, que também forra o volante, neste caso, decorado de azul e branco na metade superior.
Diga-se ainda que todos os Clio Gordini RS recebem uma placa numerada.
Em termos de equipamento, tem tudo o que é indispensável para manter toda a atenção na estrada, com destaque para os faróis adicionais de viragem, para o sistema de navegação Carminat Tom Tom e para os retrovisores eléctricos rebatíveis.
O Clio Gordini RS tem um preço-base de 29 950 euros, mas para quem prefere gastar um pouco menos e abdicar de metade desta potência, a marca lançou esta semana a versão GT Gordini, assente num bloco 1.5 dCi, de 105 cv. Consegue manter as aparências de carro ‘racing’, por apenas 22 900 euros.
Fica apenas um alerta. Na estrada, não vão faltar condutores a desafiá-lo para ‘picanços’. Porém, vá por nós: divirta-se sozinho e de preferência em local seguro...
Paulo Parracho

Para mais informalções:
http://www.jornaldaregiao.pt/blog_auto/CI_Twingo_Gordini_RS_e_Clio_Gordini_RS.pdf

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