quarta-feira, 28 de abril de 2010

Grande em tudo


Conforto em nível elevado, bagageira com lugar para mais dois e um motor cheio de músculo: Eis a Mercedes E350 CDI Station Avantgarde


Já por aqui falámos da nova carrinha do Classe EdaMercedes- Benz nas suas versões mais acessíveis ao mercado nacional, a E220 e a E250. Desta vez apresentámos a versão mais próxima do topo da gama: a E350CDIStation Avantgarde.
Destinada a umpúblico mais exigente, alia o conforto e algum luxo, apanágios da marca da estrela, a umpoderoso motor V6 Diesel de 2987 cc, capaz de nos brindar com 231 cavalos e um binário de 540 Nm. Associado a uma caixa automática de 7 velocidades, que pode ser comandada manualmente através de patilhas no volante, o V6 da E350 prima pela suavidade, mas revela músculo mais do que suficiente para pôr em marcha um carro com 1925 kg. Os 240 km/h anunciados como velocidade máxima e os 7,3 segundos necessários para chegar dos zero aos 100 km/h não deixam margem para dúvidas quanto aos argumentos de vigor revelados por esta grande carrinha. E dizemos grande porque, de facto, a Station do ClasseE é grande em tudo. A Mercedes chega mesmo a anunciá-la como a maior carrinha do mundo, graças aos seus 4,895 metros, mas sobretudo, devido ao espaço interior que apresenta e no qual se destaca uma bagageira com perto de 700 litros de capacidade, extensíveis a 1950 litros com o rebatimento (accionado por comando eléctrico) dos bancos traseiros. A dimensão da mala beneficia a versatilidade, com a possibilidade de inclusão de uma terceira fila com dois bancos virados para o portão traseiro (disponível como opcional por apenas 420 euros). A solução ideal para famílias numerosas ou para quando ao casal e dois filhos se juntam os sogros.Neste caso, as crianças vão para a última fila... Não sendo necessários, os bancos adicionais escondem-se sob o piso da mala.
Dotada de suspensão traseira pneumática e autonivelante, a E350 prima pela estabilidade e pelo conforto a bordo, independentemente das condições de piso ou da velocidade. O sistema Direct Control, com amortecimento adequado ao piso e ao tipo de condução, potencia quer o conforto, quer o prazer e a estabilidade do condutor. É uma autêntica sala de estar, onde não faltam inovações tecnológicas que nenhum outro automóvel neste segmento possui, como a detecção de sonolência do condutor, a travagem automática de emergência em caso de uma iminente colisão, o sistema de controlo da distância para o veículo da frente ou o assistente de luzes de máximos.
A lista de equipamentos e de opcionais parece não ter fim e eleva o preço da versão Avantgarde para os 79 mil euros.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Modelos mais amigos do ambiente

Mazda apresenta novidades em Genebra

A Mazda Motor Europe começou o ano com novos produtos e tecnologias que são mais amigas do ambiente do que nunca. No Salão de Genebra esteve patente a nova versão do C-MAV da marca, o Mazda5, com um estilo sedutor, duas portas deslizantes e espaço até sete pessoas. O novo modelo é ainda mais amigo da família e divertido de conduzir. Por exemplo, está equipado com o novo motor DISI a gasolina, equipado com a tecnologia ‘istop’, motorização com características desportivas que consegue reduzir cerca de 15 por cento as emissões de CO2.
Igualmente em estreia, foi apresentado o ‘facelift’ do popular Mazda6, que possui agora um ar ainda mais desportivo e maior qualidade percepcionada, ao lado de um melhor comportamento, refinado conforto e o motor 2.0 litros DISI a gasolina compatível com a norma Euro5. Junta-se a estes dois modelos o MX-5 20th Aniversary Edition, uma série muito especial – planeadas apenas 2 mil unidades e em exclusivo para a Europa – e os motores Sky Concept, a futura geração dos propulsores amigos do ambiente (reduzem as emissões de CO2 e os consumos entre 15 a 20 por cento) que serão introduzidos nas gamas Mazda no início de 2011.
Este é um enorme passo em frente no âmbito da estratégia global da Mazda de reduzir os consumos da sua gama em cerca de 30 por cento até 2015.
O Mazda6 irá continuar o seu bem sucedido caminho com um ‘facelift’ que é mais amigo do ambiente e recebe melho-rias que aumentam a segurança e a qualidade percepcionada no interior. Todas as carroçarias – sedan, cinco portas e carrinha – recebem a nova frente mais
aerodinâmica e desportiva, enquanto o interior recebeu elementos cromados e acabamentos em preto piano para maior qualidade. O novo motor MZR 2.0 litros DISI a gasolina é outra novidade, sendo muito económico e produzindo reduzidas emissões, retendo, porém, o carácter des-portivo do anterior motor de 2.0 litros que substitui (excepto na Rússia e na Ucrânia). A versão renovada está equipada, igualmente, com novas tecnologias de segurança activa para ainda maior tranquilidade.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Linhas renovadas e tecnologia avançada


Ford revela novas S-MAX e Galaxy

A Ford apresentou recentemente as novas versões dos seus campeões de vendas: Ford S-MAX e Ford Galaxy. Com um visual actualizado, reflectindo a mais recente evolução do kinetic design da marca, os modelos S-MAX e Galaxy apresentam-se com novos materiais e características interiores, uma gama de motorizações mais eficientes e uma série de tecnologias direccionadas para o condutor, que contribuem para maiores níveis de conforto e segurança.
De resto, estes lançamentos marcaram o início de um ano particularmente rico em lançamentos de novos produtos. Os novos S-MAX e Galaxy de 2010 prenunciam a chegada de uma série de novas e inovadoras tecnologias e características que, à medida que forem sendo lançadas ao longo do ano, irão revolucionar a percepção que existe sobre os automóveis Ford em termos de conforto e condução.
Estes serão os primeiros automóveis disponíveis com o novo motor a gasolina de elevada eficiência EcoBoost de 2,0 litros. Com uma potência de 203 cv, este motor vem juntar-se ao bloco diesel Duratorq TDCi de 2,0 litros com 140 cv, que foi objec-to de significativas melhorias, e a uma nova versão do mesmo com 163 cv.
Saliente-se também a transmissão Powershift da Ford, com dupla embraiagem em banho de óleo, que proporciona passagens de caixa suaves e sem esforço, disponível pela primeira vez no segmento dos grandes familiares da marca. Esta transmissão estará disponível de série com o motor a gasolina EcoBoost, sendo opcional com os dois motores diesel Duratorq.
É também de referir uma série de novas e inovadoras características de conveniência e segurança que se estreiam nalgumas versões do S-MAX e do Galaxy e que passarão a ser disponibilizadas na gama de automóveis Ford, a saber o Sistema BLIS® (Blind Spot Information System), que detecta a presença de veículos na zona de ângulo morto, e o sistema de segurança para crianças nas portas traseiras.

Para todos os caminhos


Nova Mitsubishi L200 Strakar

Para além de um conjunto de melhorias estéticas e de um aumento de equipamento, a nova L200 Strakar da Mitisubishi melhorou substancialmente a sua imagem, respon-dendo assim à procura dos seus clientes, especialmente na área do trabalho (maior caixa de carga), no conforto (mais equipamento e mais qualidade) e na tecnologia (novo motor com 178 cv e nova caixa de velocidades automática). Disponíveis estão também novas versões (2WD ‘Low Rider’ Cabina Simplese Dupla).
Partilhando o conceito de SUV ‘heavy-duty’ com o seu "irmão" Pajero Sport (não disponível na Europa), o ‘design’ da frente da nova L200 / Strakar, afasta-se do aspecto desportivo presente na geração anterior, para ganhar agora um aspecto mais forte e resistente, perfeitamente adaptado ao seu renovado posicionamento.
Ainda na senda dos Mitsubishi Pajero Evolution, a nova L200 / Strakar apresenta agora um novo pára-choques pintado à cor da carroçaria com um novo grupo óptico de faróis tipo projector e uma nova grelha (prateada ou preta, conforme a versão). Novos faróis de nevoeiro, entradas de ar inferiores, estribos mais resistentes e melhor posicionados, proporcionam uma melhor postura com um aspecto mais largo e resistente. Como toque final, a nova cor castanho granitee as novas jantes de liga leve de 16’’ ou 17’’ garantem a exclusividade nas versões mais equipadas.
Este estilo mais forte e robusto, proporciona um ambiente de condução mais agradável, incluindo, consoante as versões: Nova consola central, apoio de braços central com melhor funcionalidade, novo volante multifunções (com comandos áudio e programador de velocidade), painel de instrumentos revisto, sensores de chuva e luz e novo computador de bordo idêntico ao Pajero.
O novo motor de 178 cv está disponível em conjunto com o motor 2.5Di-D de 136 cv, por forma a garantir uma oferta mais ampla.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Opel renova modelo vencedor


Novo Corsa é mais potente, gasta menos e até é mais barato


Os engenheiros da Opel submeteram o Corsa a uma remodelação completa. O modelo passa a contar com uma gama de motores que apresenta reduções até 13 por cento no consumo de combustível, bem como melhorias significativas ao nível do chassis e da direcção. A par dos acréscimos em agilidade e conforto, o novo Corsa ganha em performance graças à potência mais elevada dos motores.
O Opel Corsa continua a apresentar-se em dois estilos de carroçaria: o três portas ao estilo coupé e o cinco portas mais vocacionado para uma utilização familiar. Em todas podemos encontrar um dos habitáculos mais espaçosos e atraentes da categoria.
Fiel à filosofia da Opel, ostenta também tecnologias inovadoras a um preço acessível, nomeadamente, entre outros, o sistema de faróis direccionais AFL, volante aquecido, encostos de cabeça activos nos bancos dianteiros, assistência ao arranque em subidas, tejadilho panorâmico ou o porta-bicicletas integrado FlexFix, um equipamento exclusivo da marca.
A gama de motorizações a gasolina para o mercado português consiste em propulsores 1.2 (85 cv), 1.4 (100 cv) e 1.6 Turbo OPC (192 cv). Na vertente turbodiesel, as diferentes versões dosmotores 1.3 e 1.7 CDTI debitam potências que vão de 75 cv a 130 cv, qualquer um deles com um consumo médio inferior a 5 litros aos 100 quilómetros.Onovo Corsa eco-FLEX 1.3 CDTI, com 95 cv de potência, oferece um consumo de apenas 3,7 litros/100 km e um nível de emissões de CO2 excepcionalmente baixo de apenas 99 g/km.
A nova gama Corsa 2010 oferece três níveis de equipamento diferentes. Na base está o Enjoy, logo com umleque alargado de equipamento de série, onde constam, entre muitos outros, ar condicionado, rádio com leitor de CD/MP3e entrada para dispositivos áudio portáteis, comandos do rádio no volante, volante ajustável em altura e profundidade, direcção assistida EPS, faróis elipsoidais, sistema de iluminação ‘Follow Me Home’, espelhos retrovisores com regulação eléctrica, fecho centralizado de portas e bagageira com comando à distância, vidros eléctricos e jantes em liga leve.
Os preços variam entre os 14 340 euros para a versão 1.2 Enjoy e os 22 370 para o 1.7 CDTI Cosmo. O 1.6 Turbo OPC vai custar cerca de 27 mil euros.